quinta-feira, 31 de março de 2011

PROJETO:O que cabe no meu mundo? A importância da (re)construção de valores na infância

I- DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:
Título do Projeto: O que cabe no meu mundo? A importância da (re) construção de valores na infância.

Órgãos Promotores - Parceiros
Secretaria Municipal de Educação – Supervisão da Educação Infantil, Serviço Social Escolar;
Gabinete da Primeira Dama;
Promotoria da infância e da Juventude.

Técnicos responsáveis pela elaboração do projeto
Marli T. Pereira Lago – Supervisão Educação Infantil SMEd
Simione Pires – Coordenação Supervisão Educação infantil SMEd
Sandra Andréia Reichert Friedrich – Assistente Social SMEd

Locais de execução do projeto:
EMEIs – Escolas Municipais de Educação Infantil
EMEFs – Escolas Municipais do Ensino Fundamental

Abrangência:
Alunos das Escolas Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental – Anos Iniciais.
Período de execução do projeto:
Março a outubro de 2011

II- JUSTIFICATIVA:
A educação da criança pequena acompanha historicamente a evolução do conceito de infância e de família. Aliada a esta evolução temos a expansão e oferta da educação infantil.
O atendimento da educação infantil em creches e pré-escolas, do ponto de vista legal, é dever do Estado e direito da criança, como prevê a Constituição Federal de 1988 (artigo 208, inciso IV) e a LDB 9394/96 estabelecendo esta etapa de ensino como primeira etapa da Educação Básica.
Sendo a criança de 0 a 6 anos, entendida como sujeito e que para tanto precisa ser valorizada dentro de suas possibilidades e potencialidades, a proposta pedagógica voltada para o atendimento da primeira infância agrega o “cuidar e o educar” como integrantes do processo de ensino aprendizagem. A prática pedagógica nesta etapa, portanto, deverá garantir o sucesso da aprendizagem, organizando os espaços e tempos escolares para que a criança tenha um desenvolvimento integral de sua identidade, em ambientes que propiciem o acesso e ampliação dos conhecimentos da realidade social e cultural.
Nesta busca pela conquista da autonomia infantil, família e escola interagem diretamente com a criança evidenciando-se nesta relação a formação valoral, base indissociável da formação social da criança.
A compreensão da comunidade na qual a criança está inserida se faz necessária para que a partir do convívio com as diferenças ocorra a construção e reconstrução de valores decorrentes desta relação.
Os valores não são simples idéias adquiridas, mas conceitos que traduzem as preferências das pessoas. Existe então, uma diversidade enorme de valores e esta diversidade deverá ser trabalhada pela escola com as crianças não desconsiderando os valores que as crianças já trazem de seu lar, mas sim oportunizando uma troca e a (re)construção destes.

III- OBJETIVO GERAL:
* Proporcionar às crianças da rede municipal de ensino a (re)construção de valores no espaço escolar para que qualifiquem, assim suas relações sociais.

IV- OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
* Destacar a importância dos valores para o ser humano;
* Propor diferentes atividades lúdicas que permitam o reconhecimento dos valores pela criança;
* Oportunizar situações de aprendizagem e reflexão que evidenciem a prática de valores no cotidiano.

V- METODOLOGIA
A formação valoral da criança está incorporada às suas vivências cotidianas no pequeno e no grande grupo por isso é fundamental que percebam o quão importante é dizer obrigado, pedir desculpas, licença e por favor. Essas palavras são necessárias para uma boa convivência em grupo e estão presentes não só na sala de aula, mas também no cotidiano.
Diante disso, trabalhar valores com a criança é um desafio que pode ser vencido agregando-se a ludicidade e a fantasia como aliadas fundamentais no processo.
O que se pretende com o Projeto: O que cabe no meu mundo? A importância da (re) construção de valores na infância., é interagir com a criança diariamente refletindo e resgatando e principalmente reconstruindo valores que esta traz de sua convivência cotidiana. Para tanto a própria metodologia inerente ao trabalho com a criança que alia jogos, brincadeiras, dramatizações, música, etc...será a base do desenvolvimento deste projeto.
Aos educadores serão oportunizados encontros para trocas de experiências e estudos para o reconhecimento da importância de se trabalhar valores na infância.

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